Defender o Douro

NOTÍCIAS

Estado pode arrecadar receita com venda de barragens pela EDP

A EDP quer vender seis barragens no Douro a um consórcio liderado pela francesa Engie. Operação implicará a reavaliação de três concessões e as negociações poderão incluir a taxa de recursos hídricos.

A EDP ainda não formalizou junto do Ministério do Ambiente e da Ação Climática o pedido para a venda de seis barragens no Douro, mas, se o fizer, o Estado poderá arrecadar dinheiro com o negócio avaliado em 2,2 mil milhões de euros.

in "ECO-Sapo", 12/01/2019

(clicar, p. f., para ler + info)

Negócio das barragens da EDP pode dar receita ao Estado

Segundo o Governo, o pedido de transmissão das barragens implicará a reavaliação de três das concessões. Pagamento da taxa de recursos hídricos volta a estar na mesa.

O pedido da EDP para vender seis barragens na bacia do Douro ainda não chegou ao Ministério do Ambiente e da Acção Climática (MAAC), mas, se chegar, poderá abrir a porta à entrada de dinheiro para o Estado. 

in "Público", 12/06/2019

(clicar, p. f., para ler + info)

Barragens do Douro Internacional e desigualdade territorial

A anunciada venda dos direitos de exploração de seis barragens, pela EDP mostra como não funciona em Portugal o princípio da solidariedade territorial.

...

"Apesar disso, essas barragens são das maiores unidades industriais do país, das mais rentáveis e daquelas que produzem maior riqueza. Sim, nessas zonas deprimidas e desindustrializadas, situam-se algumas das maiores unidades industriais do país."

in "ECO-Sapo", 06/01/2019

(clicar, p. f., para ler + info)

O país continua à venda

A venda ao exterior de activos valiosos da economia portuguesa continua animada.

... , a EDP fechou negócio com um consórcio de empresas francesas liderado pela Engie que lhes permitirá controlar seis barragens e, ...

Por muito que todos os Estados europeus façam a apologia da liberdade de negócios, na penumbra todos se esforçam por proteger os seus activos mais estratégicos e valiosos. O Estado português deve estar atento a essa sangria de recursos e olhar para a Espanha ou para a França como exemplo.

...

Que a exploração de recursos nacionais pague impostos nacionais. ...

... evitar que Portugal se torne ainda mais uma banal plataforma de negócios gerida e mantida a partir do exterior.

in Público, de 28/12/2019

(clicar, p. f., para ler + info) 

Defesa do Fundo Baixo Sabor será exemplo a exigir a nível nacional na venda de barragens

O Fundo Baixo Sabor é uma das medidas de compensação determinadas na sequência da construção da barragem do Baixo Sabor, situada no concelho de Torre de Moncorvo, no distrito de Bragança. 

O Fundo Baixo Sabor (FBS) é uma das medidas de compensação determinadas na sequência da construção da barragem do Baixo Sabor, situada no concelho de Torre de Moncorvo, no distrito de Bragança. Este sábado, o jornal Público noticia que "uma das condições que o Governo vai impor para aprovar a venda das barragens da EDP aos franceses da Engie é que os rendimentos gerados sejam tributados no país". 

in Observador, 28/12/2019

(clicar, p. f., para ler + info)

Governo vai avaliar "barragem a barragem" a venda anunciada de seis infraestruturas da EDP

João Matos Fernandes diz que o Estado "ainda não recebeu" o necessário pedido de autorização. 

O ministro do Ambiente e da Ação Climática afirmou esta segunda-feira que vai avaliar "barragem a barragem" a venda das seis infraestruturas anunciada pela EDP e em relação à qual o Estado "ainda não recebeu" o necessário pedido de autorização. 

in Observador, 28/12/2019

(clicar, p. f., para ler + info)

Governo só aprova venda das barragens da EDP se receita fiscal se mantiver em Portugal

São seis centrais hidroelétricas da bacia do Douro que a EDP quer vender ao consórcio francês liderado pela Engie por mais de 2 mil milhões de euros. O negócio foi anunciado na semana passada pela EDP, mas o governo ainda não recebeu nenhum pedido formal. 

in SIC Notícias, 26/12/2019 

(clicar, p. f., para ler + info) 

Mogadouro aprovou moção de "salvaguarda" na venda de barragens

A Assembleia Municipal de Mogadouro (AMM) aprovou hoje por "unanimidade" uma moção de "salvaguarda" dos interesses do município na operação promovida pela EDP, que envolve a venda das concessões das barragens instaladas do Douro Internacional. 
in Diário de Trás-os-Montes, 22-12-2019

Fiequimetal pede ao Governo para travar venda das barragens

Federação vai pedir reunião ao Governo com caráter de urgência e aos grupos parlamentares para mostrar o seu descontentamento em relação à operação.

O Governo não deve dar luz verde à venda das seis barragens da EDP ao consórcio constituído por Engie (com participação de 40% do capital), Crédit Agricole Assurances (35%) e Mirova - Grupo Natixis (25%) por 2,2 milhões de euros. O pedido foi feito pela Fiequimetal. "A concretizar-se esta escandalosa operação deixaria o país ainda mais dependente, do ponto de vista energético, já que o centro de decisão passaria para as mãos de um consórcio francês", revela numa nota a que o i teve acesso.

in SOL, 25-12-2019

(clicar, p. f., para ler + info)  

Defender o património tecnológico, a autonomia energética e a soberania nacional 

Perante a divulgação pública de que a EDP - Energias de Portugal, S.A. acordou a venda de um portefólio de seis centrais hídricas em Portugal a um consórcio internacional, a UGT lamenta que esta empresa - ator fulcral no panorama económico nacional - continue a apostar na alienação de ativos, denunciando evidente preferência pela sua entrega a investidores estrangeiros, sem aparente benefício ao nível da operação.

Trata-se, afinal, de desbaratar um património valioso que lhe tem conferido crédito e à custa do qual tem conseguido obter financiamento em momentos de carência!

Atos como o agora anunciado empobrecem a empresa, geram instabilidade entre os seus trabalhadores e põem em causa, num setor-chave, a própria soberania nacional.

A UGT exige, por isso, às entidades que têm agora em suas mãos a avaliação das intenções ontem reveladas pela empresa, que façam o seu trabalho com rigor, tendo em conta não os interesses de eventuais "vendilhões do Templo", mas os verdadeiros interesses do povo português, da economia nacional e do país.

Lisboa, 20 de Dezembro de 2019. 

Venda das barragens: "Estado não pode arrecadar os impostos todos" 

O presidente da câmara de Miranda do Douro, no distrito de Bragança, disse hoje que o Estado não pode ficar com a totalidade dos impostos, resultantes das receitas provenientes da venda das três barragens instaladas no Douro Internacional. 
in Dinheiro vivo, 19-12-2019

Autarca de Miranda preocupado com a venda de barragens à empresa francesa Engie

Está confirmado: foram vendidas as seis barragens transmontanas, mas ao contrário do que se previa não foram compradas pela empresa espanhola, a Iberdrola. A concessão está agora ao encargo de uma empresa francesa, a Engie, que investiu mais de 2 mil milhões. Na segunda-feira, os autarcas reuniram com a EDP e mostraram-se preocupados desde logo com o pagamento de impostos.

in Brigantia, 19-12-2019

(clicar, p. f., para ler + info)

Capital francés compra los embalses del Duero portugués por 2,2 mil millones

El consorcio formado por el gigante francés de la energía, Engie, junto a Crédit Agricole Assurances e Mirova, se ha hecho, por fin, con la propiedad, o explotación, de seis embalses en Portugal, entre ellos los tres del Duero Internacional, como Miranda do Douro, Picote y Bemposta, según se hace eco la prensa portuguesa. 
                                              in Noticiascyl , 19-12-2019

Autarca preocupado com gestão da água no Douro após venda de barragens

O presidente da Associação Ibérica de Municípios Ribeirinhos do Douro (AIMRD), Artur Nunes, também autarca de Miranda do Douro, está preocupado com a gestão da água do Douro, na sequência do negócio anunciado esta quinta-feira pela EDP sobre a venda de seis centrais hídricas em Portugal ao consórcio de investidores formado pela Engie (participação de 40%), Crédit Agricole Assurances (35%) e Mirova - Grupo Natixis (25%), numa transação de 2,2 mil milhões de euros.
in Jornal de Notícias, 19-12-2019

EDP vende seis barragens em Portugal a um consórcio por 2,2 mil milhões de euros

A EDP vendeu seis barragens em Portugal a um consórcio de investidores, formado pela Engie, Crédit Agricole Assurances e Mirova, por 2,2 mil milhões de euros, foi esta quinta-feira comunicado ao mercado.
                                             in Correio da Manhã19-12-2019

Iberdrola, 'stand by' favorito para adquirir los embalses portugueses del Duero

En la sociedad política y económica portuguesa, sobre todo en los territorios de la Raya, se ha abierto un debate sobre la supuesta, casi probable, venta de los embalses de producción hidroeléctrica del Duero Internacional - Miranda do Douro, Picote y Bemposta - a la eléctrica española Iberdrola.

in Noticiascyl11-12-2019

(clicar, p. f., para ler + info)

O futuro das barragens transmontanas

"A nossa preocupação é grande. Primeiro, porque se falou na possível venda das três barragens portuguesas instaladas no Douro Internacional, tal como agora surge a possibilidade de venda das barragens do Baixo Sabor e de Foz Tua", disse hoje à Lusa, Francisco Guimarães, autarca de Mogadouro. 

                                                            in Diário de Trás-os-Montes, 10-12-2019

                                                                                   (clicar, p. f., para ler + info)


COMUNICADO

A Secção Sectorial da Energia-Porto (ex-Sectorial da EDP/REN-Porto) do Partido Socialista comunica que está solidária e em sintonia com os autarcas do Douro Internacional (AIMRD-Associação Ibérica de Municípios Ribeirinhos do Douro), comungando a preocupação quanto à possível venda de barragens portuguesas situadas no Douro Internacional (Miranda do Douro, Picote e Bemposta) à Iberdrola por se considerar prejudicial a venda destes activos estratégicos, quer para a economia desta região de fronteira como para a gestão da água do rio Douro ... 

in Página e Facebook da Sectorial Energia-Porto PS, 07/12/2019

(clicar, p. f., para ler + info) 

Autarcas do Douro Internacional "preocupados" com venda de barragens da EDP à Iberdrola

"O que nos tem chegado do lado espanhol é que este negócio está bastante avançado. Já do lado português, também temos a informação de que há avanços nesta matéria", frisou Artur Nunes, presidente da Associação Ibérica de Municípios Ribeirinhos do Douro (AIMRD). 

in Jornal de Negócios, 04-12-2019

(clicar, p. f., para ler + info)  

Iberdrola aspira a gestionar toda la energía hidroeléctrica de Arribes

Iberdrola sigue firme en su determinación de hacerse con la gestión de todas la presas y embalses que jalonan el Duero internacional y que constituyen una de las grandes mecas de la generacion hidroeléctrica de la península ibérica. 

                                                                  in La opinion de Zamora, 01-12-2019

(clicar, p. f., para ler + info)   

Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora